…da invisibilidade ao ativismo
do não-espaço urbano a ocupação!
O Projeto Fronteiras Urbanas dinamizou a Embaixada de Terra Nenhuma com atividades desenvolvidas por membros de três comunidades constituintes do projecto: Académica, Piscatória e Bairro. As atividades foram coordenadas por Mônica Mesquita, investigadora principal do Projeto Fronteiras Urbanas, e o arquiteto José Pedro Martins Barata, consultor externo.
25 de setembro de 2013
2º ACTO Manifesto Arte Xávega em diálogos abertos
Coordenação: Lia Laporta
Exibição de filme, fotografias e artefactos da arte de pesca mais antiga da Costa de Caparica – a Arte Xávega, concomitantemente com a explicitação da real situação de não reconhecimento da mesma bem como dos seus principais atores: os pescadores locais. Este ato foi dinamizado por pescadores locais e ativistas que vêm dedicando seus estudos e ações junto a pesca tradicional e aos pescadores da mesma.
26 de setembro de 2013
3º ACTO Vozes do Não-Espaço Urbano
Coordenação: Mônica Mesquita
Filme Interativo
Autor: Mônica Mesquita
Editor e Diretor de Arte: Vitor Gabriel
Atores: Elisângela Almeida, Daniel Miranda, Vitória Mendes, Mário Raimundo.
Artista Plástico do cenário vivo: João Moreira
27 de setembro de 2013
4º ACTO Cartas à Terra Nenhuma
Coordenação: Ana Paula Caetano
Leitura de cartas enviadas, em carácter de urgência, às autarquias locais sem nenhuma resposta ao longo dos últimos 05 anos.
Veja o vídeo do Sr. Raul Marques, morador nas Terras da Costa, representante da comunidade cigana, e a carta que reivindica o regresso do Mercado do Levante, na freguesia da Costa da Caparica.
28 de setembro de 2013
5º ACTO Batuko: Grupo Nós Herança
Coordenação: Sílvia Franco
Dança e música cabo-verdiana que permaneceu escondida por alguns anos nos corações dos imigrantes do Bairro das Terras do Lelo, na Costa da Caparica. Também gravada em vídeo.