O Jogo AND é um momento informal de partilha, uma prática de improvisação e criação colectiva de paisagens de convivência, resultante do encontro entre o método de Composição em Tempo Real desenvolvido pelo coreógrafo João Fiadeiro e da Etnografia enquanto Ferramenta para Performances Situadas praticada pela antropóloga Fernanda Eugénio.
O Jogo AND afirma-se enquanto campo de experiência e de estudo privilegiado daquilo que entendemos por “com-posição” (posicionamento recíproco, com o outro), promovendo um “modo de relação” que assenta na substituição do controlo e da manipulação, por uma ética de manuseamento suficiente, transferido o protagonismo do sujeito para o Acontecimento.
O Jogo AND é uma ferramenta que pode ser aplicada transversalmente, da composição artística à interação social, da colaboração criativa à mediação de conflitos. Estas sessões estão abertas a pessoas de qualquer área, experiência ou geração, que se sensibilizem por questões como a sustentabilidade, a reciprocidade, a colaboração, a cooperação ou a criatividade, e tenham o interesse em praticar/pensar estes conceitos em ambiente laboratorial.