Transparência & Integridade

…as relações entre o poder e os cidadãos, o papel dos movimentos sociais na transformação da sociedade.

A Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC, transparencia.pt) é uma organização da sociedade civil, independente, que tem como finalidade geral promover a legalidade democrática e a boa governação, combatendo a corrupção e fomentando os valores da transparência, integridade e responsabilidade. Representam em Portugal a rede global contra a corrupção Transparency International.

Programa:

1 de outubro | Porque votamos em corruptos?
2 de outubro | Quem não sabe é como quem não vê
3 de outubro | Manda quem pode
4 de outubro | O respeitinho é muito bonito?
5 de outubro | Se todos queremos que tudo mude, porque nunca nada muda?


1 de outubro de 2013 | 18h30 [evento no Facebook]
Porque votamos em corruptos?
Uma conversa livre e informal sobre os resultados das eleições autárquicas e o que elas nos ensinam sobre a relação entre eleitores e eleitos. Com Marcelo Moriconi e Luís Bernardo, investigadores da TIAC.


2 de outubro de 2013 | 18h30 [evento no Facebook]
Quem não sabe é como quem não vê
Como podem os cidadãos participar na vida pública sem acesso eficaz à informação sobre os negócios do Estado? Uma conversa sobre o défice de informação pública e o que os políticos decidem sobre a nossa vida, sem nos dizer. Com Bárbara Rosa, co-autora do blogue e livro, Má Despesa Pública e Má Despesa Pública nas Autarquias e Marcelo Moriconi, sociólogo, investigador da TIAC.


3 de outubro de 2013 | 18h30 [evento no Facebook]
Manda quem pode
Uma conversa sobre conflitos de interesses e a promiscuidade entre política e negócios.  Com Paulo Morais, vice-presidente da TIAC. Veja os vídeos >


4 de outubro de 2013 | 18h30 [evento no Facebook]
O respeitinho é muito bonito?
Que mecanismos existem para proteger os cidadãos que têm a coragem de denunciar a corrupção? Como podemos evitar que os denunciantes sejam vítimas de represálias? Onde falha a lei, e a falta de vontade política, em Portugal? Uma conversa sobre a liberdade de expressão e denúncias de corrupção em Portugal, com David Marques, jurista, investigador da TIAC, e Elena Burgoa, professora de Direito da FDUNL, membro do Conselho de Jurisdição da TIAC.


5 de outubro de 2013 | 15h00 [evento no Facebook]
Se todos queremos que tudo mude, porque nunca nada muda?
No aniversário da República, uma conversa sobre mobilização e capacitação da sociedade civil para o combate à corrupção em Portugal. Com António Pedro Dores, sociólogo, presidente da Mesa da Assembleia-Geral da TIAC, e Luís Bernardo, investigador da TIAC.