“Recortes Públicos”

A lecture performance “Recortes públicos”, de Rui Catalão, desafiou, entre 3 e 7 de dezembro,  os temas que marcam a atualidade em geral. O jornalista, coreógrafo, bailarino, ator e crítico é o convidado da Transforma (transforma.org.pt), que decidiu usar este espaço como forma de envolver o público com o projeto Imagine 2020, Art and Climate Change, com o objetivo de aumentar a consciência sobre estas questões na comunidade artística e no público do setor cultural, entre outros.

A ideia é criar um espaço de pesquisa de informação para novos trabalhos e, ao mesmo tempo, usar jornais diários para criar histórias através de colagens de notícias e imagens, de forma a elaborar novos projetos.

transforma

A Transforma é uma organização sedeada em Torres Vedras que opera no âmbito da cultura e das práticas artísticas contemporâneas, com o objetivo de potenciar o desenvolvimento da sociedade. Além disso, promove a transformação da sociedade através das artes e da criatividade, aproximando as organizações e os cidadãos das diversas comunidades residentes e facilita ainda processos de criação, de investigação teórica e prática e de documentação, em contextos artísticos e educativos.

O programa Imagine 2020, Art and Climate Change – do qual a Transforma é co-organizadora – é constituído por onze estruturas europeias de artes performativas e festivais que apoiam o trabalho artístico que considera os efeitos climáticos e as suas causas.

Biografia Rui Catalão

Coreógrafo, bailarino, ator, jornalista e crítico. E é precisamente a crítica que tem caracterizado os últimos três anos de trabalho de Rui Catalão, com o projeto “Dentro das palavras”, que estreou em 2010 e o próprio considera ser a sua melhor performance. O artista envolve-se na atualidade, pega em notícias e começa, literalmente, a achincalhar a realidade vivida pela sociedade. O espetáculo tem ainda uma vertente de interação com o público, representa o balanço de dez anos a trabalhar na dança, e teve origem durante o período em que Rui Catalão viveu na Roménia e trabalhou no Centrul National al Dansului din Bucaresti. O objetivo é que se reflita sobre o progressivo desligamento da linguagem falada como principal meio de expressão. Em Portugal, assinou apenas uma peça, em 2004, chamada “Elogio da classe política portuguesa”. Antes de iniciar o projeto “Dentro das palavras”, participou em vários projetos, tanto em Portugal como na Roménia. “Untitled, Still Life”, uma colaboração com João Galante e Ana Borralho, e as séries de improvisação “Acum totsi împreuna” e “Rui” são exemplo disso mesmo. Foi também jornalista e crítico do jornal “Público” e no cinema deu cartas nos
filmes “O capacete dourado” e “Morrer como um homem”, onde foi co-autor dos argumentos, e ainda em “A cara que mereces”, onde participou como ator.